Docente Responsável

Rubens Cesar Lopes Figueira

Possui graduação em Quimica pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (1990), Mestrado em Ciências (Tecnologia Nuclear) pelo Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares (IPEN/CNEN-SP) (1994), Doutorado em Ciências (Tecnologia Nuclear) pelo mesmo instituto (2000), Pós-Doutorado em Oceanografia Geológica pelo Instituto Oceanográfico da USP (2004) e Livre-Docência em Oceanografia Química pelo Instituto Oceanográfico da USP (2014). Atualmente é Professor Associado do Departamento de Oceanografia Física, Química e Geológica do IOUSP). Possui experiência na área de Química Nuclear, Radioquímica, Geoquímica e Poluição Marinha, atuando nos seguintes temas: sedimentação marinha, radionuclídeos naturais e artificiais, geocronologia marinha, geoquímica marinha e poluição marinha (ênfase em metais em sedimentos, organismos e água do mar por ICP-OES)

Corpo Técnico

Alexandre Barbosa Salaroli

Possui graduação em Oceanografia pela Universidade de São Paulo (2007). Atualmente é técnico de Laboratório de Química Inorgânica Marinha (LAQIMAR), sócio-diretor da SALT - Sea & Limno Technology Consultoria Ambiental e cursa Mestrado em Oceanografia com ênfase em Geoquímca no Instituo Oceanográfico da Universidade de São Paulo.

Elvis Freitas dos Santos Silva

Cursa Bacharelado e licenciatura em Química pela Universidade de São Paulo. Atualmente é técnico de laboratório da Universidade de São Paulo. Tem experiência na área de Química, com ênfase em Química

Pós-Doutorado

José Lourenço Friedmann Angeli

Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual de Londrina (2009). Mestrado em Sistemas Costeiros e Oceânicos pelo Centro de Estudos do Mar - UFPR (2012). Tem experiência na área de Biologia e Conservação de mamíferos e répteis marinhos, além de trabalho com comunidades pesqueiras. Atualmente é doutorando em Oceanografia Química pelo Instituto Oceanográfico (IO/USP) e integrante do laboratório de Química Inorgânica Marinha (LAQIMAR), atuando principalmente na área de Química Inorgânica e Geoquímica Marinha com ênfase em contaminação por metais e semimetais em diferentes matrizes marinhas (sedimentos e material biológico) utilizando diferentes metodologias analíticas para extração de metais e sua determinação por espectrometria de emissão por plasma indutivamente acoplado (ICP-OES)

Doutorandos

Bianca Sung Mi Kim

Possui graduação em Bacharelado em Oceanografia pela Universidade de São Paulo (2015). Atualmente cursa mestrado em Oceanografia Química no Laboratório de Química Inorgânica Marinha do Instituto Oceanográfico da Universidade de São Paulo, sob orientação do Prof. Dr. Rubens Cesar Lopes Figueira. Tem experiência na área de Oceanografia, com ênfase em Oceanografia Química, principalmente na área de poluição por metais em sedimento.

Juliê Rosemberg Sartoretto

Possui graduação em Bacharelado em Oceanografia pela Universidade de São Paulo(2011) e mestrado em Oceanografia Química pelo Instituto Oceanográfico da Universidade de São Paulo(2014). Atualmente é Pesquisador do Instituto Oceanográfico da Universidade de São Paulo e da Universidade de São Paulo. Atuando principalmente nos seguintes temas:Estuário Santos, Metais, Sedimentos.

Marcela Corrêa Vedolin

Mestre em Oceanografia Química pelo Instituto Oceanográfico da Universidade de São Paulo (IOUSP), onde desenvolveu pesquisa em Química Inorgânica, com ênfase na investigação de metais em "plastic pellets". Graduada em Licenciatura Plena em Ciências Biológicas da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - Campus de Bauru. Realizou estágio na área de Zoologia, com ênfase em Ecologia de Camarões Marinhos (Crustacea, Decapoda, Dendrobranchiata), com enfoque nos seguintes temas: biodiversidade, distribuição ecológica, dinâmica populacional, pesca e defeso.

Michel Doeppre Ivanoff

Graduado em Geografia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2009). Mestre (2013) e Doutorando em Geologia Marinha pelo Programa de Pós Graduação em Geociências (PPGGEO - UFRGS). Possui experiência em Sedimentologia atuando em atividades de campo, laboratório e docência nas disciplinas de Sedimentologia I, Fundamentos de Geologia Costeira e Marinha, Geologia Costeira e Marinha e Prática de Campo I na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Atua como professor de Geografia no ensino privado e Pré-vestibular. Ministrou curso de Sedimentologia aplicado à Geomorfologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) a nível de Pós-Graduação.

Nancy Kazumi Taniguchi

Bacharel e Mestre em Oceanografia pelo Instituto Oceanográfico da Universidade de São Paulo, mestrado com enfase na área de Oceanografia Geológica. Dissertação voltada a reconstituição de condições hidrográficas de superfície do mar, temperatura de superfície do mar e salinidade, e inferências paleoclimáticas na margem equatorial brasileira durante o Holoceno utilizando dados de isótopos de elementos estáveis em carapaças de foraminíferos planctônicos além de dados sedimentológicos e geoquímicos. Breve experiência com processamento e confecção de mapas de dados oceanográficos físicos baseados em climatologia (WOA), satélites (temperatura de superfície do mar, vento) e processamento de dados correntográficos observacionais provenientes de ADCP.

Paulo Alves de Lima Ferreira

Oceanógrafo formado pela Universidade de São Paulo (USP). Mestre em Oceanografia Química pela Universidade de São Paulo, colaborador do Laboratório de Química Inorgânica Marinha (LaQIMar) e aluno de doutorado em Oceanografia Química. Tem experiência na área de Oceanografia, com ênfase em Radioatividade Marinha, atuando principalmente nos seguintes temas: Geocronologia, Modelagem, Radioatividade artificial, Traçadores radioativos.

Tailisi Hoppe Trevizani

Possui graduação em Oceanografia com habilitação em Pesquisa Oceanográfica pela Universidade Federal do Paraná (2011) e mestrado em Oceanografia Química na Universidade de São Paulo. Atualmente é doutoranda em Oceanografia Química na Universidade de São Paulo e integrante do Laboratório de Química Inorgânica Marinha (LAQIMAR-USP). Tem experiência nas áreas de Oceanografia Química e Biológica, especialmente na área de avaliação de contaminação por elementos traço e mercúrio em matrizes biológicas, bem como bioacumulação e biomagnificação de tais elementos.

Mestrandos

Iniciação Científica

Caroline Aparecida Pereira Dias

Iniciação Científica no Laboratório de Química Inorgânica Marinha - Instituto Oceanográfico da Universidade de São Paulo

Colaboradores

Alessandra Majer

Possui graduação em Ciências Biológicas (Licenciatura) pela UNESP (1999), mestrado em Ciências (Zoologia) pela USP (2003), doutorado em Ecologia pela UNICAMP (2008) e pós-doutorado pela USP (2011). Tem experiência na área de Biologia Geral, Gestão Ambiental e Ecologia, com ênfase em ecologia de populações e comunidades, bioestatística e metodologia científica.

Andrezza Portela Ribeiro

É formada em Química pela Universidade Estadual de Ponta Grossa, possui mestrado (2002) e doutorado (2006) em Tecnologia Nuclear com ênfase em análises químicas ambientais, pela Universidade de São Paulo. Desenvolve trabalhos na área de Química Ambiental, atuando nos seguintes temas: ICP OES, solos, sedimentos marinhos, materiais biológicos, metais, Antártica.

Carolina Miyoshi

Possui graduação em Bacharelado em Oceanografia pelo Instituto Oceanográfico da Universidade de São Paulo. Atualmente cursa mestrado em Oceanografia Química no Laboratório de Química Inorgânica Marinha (LaQIMAR) sob orientação de Rubens Cesar Lopes Figueira.Tem experiência na área de Oceanografia, com ênfase em Oceanografia Química, principalmente no estudo de metais pesados em lagoas costeiras.

Carolina Yume Sawamura Theophilo

Graduada em CIÊNCIAS BIOLÓGICAS pela Universidade Federal de São Paulo (2010). Atualmente é aluna de mestrado do Instituto Oceanográfico da Universidade de São Paulo (USP) na área de química inorgânica marinha

Charles Roberto de Almeida Silva

Atualmente é aluno de iniciação científica da Universidade de São Paulo. Tem experiência na área de Química, com ênfase em Química Analítica

Elvis Joacir De França

Concluiu o doutorado direto pelo Programa de Pós-Graduação Interunidades Ecologia Aplicada pela Universidade de São Paulo em 2006. Atualmente é Pesquisador Associado do Centro Regional de Ciências Nucleares do Nordeste, CRCN-NE, da Comissão Nacional de Energia Nuclear, CNEN, e Pesquisador Colaborador do Instituto Oceanográfico da USP.

Keila Modesto Tramonte

Engenheira química e engenheira de segurança do trabalho, com mestrado em química ambiental (2007) pela Universidade Cruzeiro do Sul e doutorado em ciências (2014) pelo Instituto Oceanográfico da Universidade de São Paulo. Possui experiência em docência, coordenação e desenvolvimento de cursos, em diferentes níveis educacionais, nas áreas de meio ambiente, segurança e saúde ocupacional. Atualmente desenvolve atividades de pesquisa na área de química ambiental no Instituto Oceanográfico da USP, com ênfase nos seguintes temas: metais, sedimentos marinhos, solos, poluição, geoquímica.

Maui

Maui é a mascote do LaQIMar, aspirante a oceanógrafa.

Renata Hanae Nagai

DSc. em Oceanografia pelo Instituto Oceanográfico da Universidade São Paulo (IOUSP) na área de concentração de Oceanografia Geológica (2013). Participou da Expedição 349 - South China Sea Tectonics do IODP como especialista em bioestratigrafia (2014). Fez pós-doutorado no Departamento de Oceanografia Física, Química e Geológica do IOUSP (2015) e no Lamont-Doherty Earth Observatory da Columbia University (2015). Atualmente é Professora Adjunta 1 do Centro de Estudos Marinhos da Universidade Federal do Paraná. O foco da minha pesquisa encontra-se na área de Oceanografia, com ênfase em Paleoceanografia, atuando principalmente na aplicação e integração de multi-proxies em estudos de paleoprodutividade e paleoceanografia ao longo do Quaternário Superior.