Em Andamento

  • Greenhouse ao Icehouse - Do Greenhouse ao Icehouse: como os ecossistemas e a biodiversidade marinha respondem as mudanças ambientais durante o Cretáceo e o Cenozóico (2015-) Open or Close

     

    Descrição: Nas últimas décadas o Brasil tem gerado um grande volume de informações relacionadas à estratigrafia, sedimentologia, paleontologia em geral e bioestratigrafia das bacias sedimentares brasileiras. Entretanto, uma melhor calibração e posicionamento com a mais recente tabela do tempo geológico (Gradstein et al., 2012) é necessária, bem como a aferição e refinamento das possíveis correlações e interpretações paleoambientais e cronoestratigráficas entre essas bacias. Este projeto contempla estudos relacionados à área de micropaleontologia aplicada, área da ciência que estuda as mudanças paleoceanográficas, paleoclimáticas e paleoecológicas e os eventos evolutivos do planeta Terra a partir de microfósseis. Estudos micropaleontológicos cretácicos e cenozoicos marinhos no Brasil estão quase restritos a seções expostas onshore em bacias do nordeste brasileiro. Entretanto, existe a necessidade de análises em amostras provenientes de fácies mais profundas, geralmente depositadas offshore, de modo a possibilitar correlações com eventos globais já conhecidos. Por este motivo, o estudo de material oriundo das expedições do IODP (International Ocean Discovery Program) é de suma importância, seja na formação de jovens pesquisadores, compreensão da história evolutiva dos oceanos e na calibração dos dados das bacias brasileiras com eventos de alcance global e os registros da evolução da vida nas camadas de rochas do substrato dos oceanos da Terra.

    Integrantes: Rubens Cesar Lopes Figueira - Integrante / NAGAI, R.H. - Integrante / Gerson Fauth - Coordenador / Dermeval Aparecido do Carmo - Integrante / Farid Chemale Junior - Integrante / Fernando M. Lopes - Integrante / Rodrigo M. Guerra - Integrante / Simone Baecker-Fauth - Integrante.

  • Mar da China - Variações nas características hidrográficas do Mar da China nos últimos 400 mil anos - implicações paleoceanográficas e paleoclimáticas (2016-) Open or Close

     

    Descrição: Os estudos paleoceanográficos no Mar Sul da China (South China Sea - SCS) iniciaram em 1999 com a Expedição 184 do Ocean Drilling Program (ODP leg 184). Esta bacia marginal tem fornecido, desde então, registros sedimentares marinhos de alta resolução, aplicados na compreensão de conexões entre ciclos glaciais/interglaciais e processos biogeoquímicos, associados a interações oceano-continente-atmosfera, principalmente relacionadas com o Sistema de Monção Leste Asiática. Apesar da existência de grande número de estudos paleoceanográficos e paleoclimáticos no SCS, há uma lacuna no conhecimento de processos oceanográficos de mar profundo e no acoplamento entre processos oceanográficos superficiais e o mar profundo. Dentro desse contexto, essa proposta tem como objetivo principal investigar mudanças nas condições superficiais e de mar profundo do SCS durante ciclos glaciais/interglaciais do Quaternário Superior, com base em registros sedimentares marinhos coletados na Expedição 349 - South China Sea Tectonics do IODP. Para isso, propõem-se (i) criar uma base cronoestratigráfica robusta para todos os trabalhos futuros no Quaternário Superior que venham a utilizar esse material coletado pela Expedição 349, através da obtenção de dados de composição isotópica de foraminíferos bentônicos (´18O) e Th-230; e (ii) reconstituir variações nas condições hidrográficas do SCS nos últimos 400 mil anos, com base na composição isotópica e de elementos traço de testas de foraminíferos planctônicos e bentônicos..

    Integrantes: Rubens Cesar Lopes Figueira - Coordenador / Andreza Portella Ribeiro - Integrante / Alexandre Barbosa Salaroli - Integrante / Silvia Helena de Mello Sousa - Integrante / MAHIQUES, M. M. - Integrante / Renata H. Nagai - Integrante.

     

    fapesp logo

     

     

  • Metais em Organismos - Determinação de metais e outros elementos de interesse em organismos marinhos (2012-) Open or Close

    Descrição: Esse projeto tem como objetivo determinar níveis de metais e outros elementos de interesse em organismos marinhos de diferentes partes da costa brasileira e Antártica. Nesse contexto, estão envolvidos trabalhos de desenvolvimento analítico, coleta de amostras de diferentes níveis tróficos e distintos tecidos. O projeto envolve trabalhos e formação de recursos humanos em nível de Graduação e Pós-Graduação.. 

     

    Integrantes: Rubens Cesar Lopes Figueira - Coordenador / Andreza Portella Ribeiro - Integrante / Mônica Angélica Varella Petti - Integrante / THEOPHILO, CAROLINA YUME SAWAMURA - Integrante / TREVIZANI, TAILISI HOPPE - Integrante / Marcela Corrêa Vedolin - Integrante.

    Determinação de metais e outros elementos de interesse em organismos marinhos
     
    Descrição: Esse projeto tem como objetivo determinar níveis de metais e outros elementos de interesse em organismos marinhos de diferentes partes da costa brasileira e Antártica. Nesse contexto, estão envolvidos trabalhos de desenvolvimento analítico, coleta de amostras de diferentes níveis tróficos e distintos tecidos. O projeto envolve trabalhos e formação de recursos humanos em nível de Graduação e Pós-Graduação.. 
    Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. 
    Alunos envolvidos: Doutorado: (2) . 
     
    Integrantes: Rubens Cesar Lopes Figueira - Coordenador / Andreza Portella Ribeiro - Integrante / Mônica Angélica Varella Petti - Integrante / THEOPHILO, CAROLINA YUME SAWAMURA - Integrante / TREVIZANI, TAILISI HOPPE - Integrante / Marcela Corrêa Vedolin - Integrante.

Concluídos

  • Clima da Antártica - Identificação do registro sedimentar de mudanças abruptas no clima na Antártica ao longo do Quaternário Superior: Pulsos de Degelo (2009-2012) Open or Close

     

    Descrição: O objetivo principal deste projeto consiste na identificação do registro de mudanças bruscas no clima da Antártica, ao longo do Quaternário Superior. Ênfase especial será dada à busca de evidências, no registro sedimentar, dos pulsos de degelo ( melt water pulses ), no Hemisfério Sul. Embora esses eventos sejam reconhecidos no Hemisfério Norte, pouco se conhece ainda sobre a sua manifestação no Hemisfério Sul. Pretende-se também reconhecer evidências de degelo para o último milênio, visando contribuir para os estudos de tendência do clima global. Para a consecução dos objetivos está sendo proposta uma abordagem multi-proxy , envolvendo estudos detalhados de marcadores geoquímicos orgânicos e inorgânicos, e de indicadores biológicos, associados ao registro sedimentar de alta resolução. Juntamente com a aplicação de modelos numéricos, os resultados obtidos deverão contribuir, significativamente para a compreensão do clima antártico e global. Suporte financeiro do CNPq (Processo no 557044/2009-0).

    Integrantes: Rubens Cesar Lopes Figueira - Integrante / Silvia Helena de Mello e Souza - Integrante / Márcia C Bicego - Integrante / Rosalinda C Montone - Integrante / Satie Taniguchi - Integrante / César de Castro Martins - Integrante / Michel Michaloevich de Mahiques - Coordenador / Rafael A Lourenço - Integrante / Ilana Wainer - Integrante.


    Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.

  • Contaminação por Metais - O registro geológico da atividade antrópica no sistema estuarino-lagunar de Cananéia-Iguape (2007-2010) Open or Close

     

    Descrição: A contaminação de metais nas seqüências sedimentares holocênicas que recobrem os fundos atuais dos canais do Sistema Cananéia-Iguape, tem como fonte as rochas do embasamento mineralizado do Vale do Ribeira, e que o principal vetor atual de aporte sedimentar para o sistema estuarino-lagunar é o rio Ribeira de Iguape, que transporta água doce e material em suspensão através do canal do Valo Grande, tem-se como objetivo principal do estudo proposto a reconstituição da história deposicional recente do Sistema Cananéia-Iguape tendo como elemento de referência a abertura do Valo Grande, como momento de modificação da história deposicional do Sistema. Nesse sentido, pretende-se reconhecer, na coluna sedimentar, o registro da influência antrópica sobre as condições ambientais reinantes no sistema estuarino-lagunar de Cananéia-Iguape, mormente aquele resultante das modificações impostas no sistema, a partir da abertura do Valo Grande, no século XIX, bem como as oscilações decorrentes das diferentes fases de maior e menor aporte de água doce, sedimentos e metais, em situações de abertura e fechamento das comportas. Este objetivo principal deverá ser alcançado a partir do registro das variações sedimentológicas e de teores de elementos metálicos, provenientes das zonas de mineração do Vale do Ribeira, através do Valo Grande. A importância do referido projeto é inquestionável, na medida em que a área de estudo constitui um dos mais importantes criadouros naturais do hemisfério sul, e alterações nas características físico-químicas, bem como o aporte de metais pesados, podem comprometer, definitivamente, a sustentabilidade do ecossistema.

    Integrantes: Rubens Cesar Lopes Figueira - Integrante / Márcia C Bicego - Integrante / Moysés Gonzales Tessler - Integrante / Michel Michaloevich de Mahiques - Coordenador.

     

    Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Auxílio financeiro.

  • Contaminação por Metais e Semimetais - Histórico da atividade antrópica no Canal da Bertioga-SP. Níveis de metais, semimetais e sedimentação recente em colunas sedimentares (2009-2011) Open or Close

     

    Descrição: O estudo proposto constitui uma base para a compreensão do nível de contaminação por metais e semimetais no canal da Bertioga (SP) em conjunto com a evolução sedimentar recente. Os despejos de resíduos industriais, na região da Baixada Santista, vêm se constituindo, ao longo das últimas décadas, uma das principais fontes de contaminação das águas do estuário santista. Desta forma, a compreensão da importância desta contaminação e do equacionamento das questões ambientais relativas à área, no que diz respeito à forma de contaminação dos sedimentos, sua distribuição espacial e temporal, é condição necessária para o planejamento de uso e ocupação do espaço costeiro. Para a execução deste trabalho será realizado primeiramente um levantamento sísmico para a determinação espaço/temporal das camadas sedimentares recentes. O trabalho consistirá da coleta de testemunhos ao longo do canal. Esses serão fatiados, a cada 1 ou 2 cm e as amostras analisadas quanto as características químicas (teores de metais, semimetais, carbono, nitrogênio e carbonato biodetrítico entre outros) e as suas características físicas (granulometria e susceptibilidade magnética). Serão feitas datações, utilizando os radionuclídeos 210Pb (t1/2 = 22,3 a) e 137Cs (t1/2 = 30 a), os quais possibilitarão a identificação dos estratos com as concentrações de metais pesados equivalentes ao período prévio à industrialização da Baixada Santista, assim como, permitirão a obtenção das taxas de sedimentação recentes, nos diversos do canal da Bertioga, e suas implicações com o processo atual de deposição na área.

    Integrantes: Rubens Cesar Lopes Figueira - Coordenador / Moysés Gonzales Tessler - Integrante / Michel Michaloevich de Mahiques - Integrante.

     

    Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Auxílio financeiro.

     

    fapesp logo

  • Contaminantes - Evolução histórica das atividades antrópicas e do aporte de contaminantes no Complexo Estuarino de Paranaguá, PR (Edital Fundação Araucária 19/2006) (2007-2009) Open or Close

     

    Descrição: Os ambientes marinho e costeiro do Brasil vêm sofrendo nos últimos anos um considerável processo de degradação, gerado pela pressão sobre os recursos marinhos e continentais e pela capacidade limitada desses ecossistemas em absorver os impactos resultantes. O Complexo Estuarino de Paranaguá (CEP), localizado na porção Centro-Norte do Estado do Paraná (PR), tem sido afetado por diferentes tipos de atividades humanas desenvolvidas nesta região. As dragagens periódicas para manutenção nos canais de acesso e bacias de evolução, o tráfego constante de embarcações, as operações de limpeza de tanques, os despejos de navios atracados no porto, às operações de carga e descarga de granéis sólidos (soja, milho, fertilizantes) e o aporte de esgotos proveniente da ocupação das cidades as margens do CEP são fontes importantes de contaminantes para a região. A avaliação dos níveis de indicadores de atividades antrópicas pode mostrar às origens e a intensidade das atividades humanas numa região, tendo em vista que estão diretamente associados a fontes conhecidas de poluição, além de fornecer dados que estão relacionados ao início, aumento ou diminuição do aporte de contaminantes. Os níveis destes indicadores em secções com idade anterior ao início das atividades antrópicas (background) são de grande relevância, pois, servem como valores de referência na avaliação do histórico de poluição e da situação atual do ecossistema, com a vantagem de se tratar de um dado diretamente relacionado à área de estudo. Neste contexto, o objetivo geral deste projeto é implantar o Laboratório de Geoquímica Orgânica e Poluição Marinha do Centro de Estudos do Mar da UFPR a fim de estudar a evolução histórica das atividades antrópicas no CEP associando as variações de concentração de múltiplos indicadores como as partículas fly-ash, e marcadores orgânicos, ao longo de colunas sedimentares, com eventos de ocupação humana (criação e ampliação dos portos de Paranaguá e Antonina, expansão demográfica.

    Integrantes: Rubens Cesar Lopes Figueira - Integrante / Márcia C Bicego - Integrante / Rosalinda C Montone - Integrante / César de Castro Martins - Coordenador / Michel Michaloevich de Mahiques - Integrante / E C Machado - Integrante / Neil Rose - Integrante.
    Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro / Fundação Araucária de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro / Universidade de São Paulo - Cooperação / University College of London - Cooperação.

  • Disponibilidade de Metais - Aplicação da extração sequencial no estudo da disponibilidade de metais em sedimentos superficiais e testemunhos rasos do sistema estuarino-lagunar Cananéia-Iguape (2012-2014) Open or Close

     

    Descrição: O sistema estuarino-lagunar de Cananéia-Iguape, localizado no sul do Estado de São Paulo, encerra um complexo de canais, associados a uma planície costeira, cuja evolução data dos eventos transgressivo-regressivos do Quaternário superior e cujos processos sedimentares atuais parecem ter sido dramaticamente alterados em função da atividade antrópica, nos últimos 150 anos. Não obstante, este sistema é considerado como reserva da biosfera, pela UNESCO, por situar-se entre os mais complexos, diversos e preservados ecossistemas de transição, entre os ambientes, continental e marinho existente no planeta. A abertura de um canal artificial, interligando o Rio Ribeira de Iguape com o Sistema Cananéia-Iguape (Valo Grande) foi iniciada em 1828 e finalizada em 1852. O canal artificial, com não mais do que 4 km de extensão, escavado a profundidades inferiores a 2 metros e largura de aproximadamente 4,4 metros, foi rapidamente erodido pelo curso fluvial. Passado pouco mais de um século da abertura, o Valo Grande já havia atingido cerca de 235 metros de largura e 7 metros de profundidade. Desta forma, os elementos metálicos, cuja origem esta associada à região mineralizada do Alto Vale do Ribeira são drenados pelo rio Ribeira de Iguape e, aportam o sistema estuarino, pelo canal do Valo Grande. Um levantamento realizado com testemunhos longos na região (Processo Fapesp 06/04344-2 O Registro Geológico da Atividade Antrópica no Sistema Estuarino-Lagunar de Cananéia-Iguape) mostraram fatores de enriquecimento elevados para Cu, Pb e Zn na região que compreende a desembocadura do Valo Grande, indicado a sua contribuição para o sistema. Assim, o objetivo deste trabalho é estudar e quantificar a biodisponibilidade dos elementos Cu, Pb e Zn em sedimentos superficiais e em testemunhos rasos do Sistema Estuarino-Lagunar de Cananéia-Iguape por meio da extração seqüencial e quantificação dos elementos por espectrometria de emissão óptica com plasma indutivamente acoplado (ICP-OES).

    Integrantes: Rubens Cesar Lopes Figueira - Coordenador / Moyses G Tesser - Integrante / Michel Michaelovitch de Mahiques - Integrante.

     

    Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.

     

  • Enriquecimento de Metais - Avaliação da disponibilidade e enriquecimento antrópico de metais, arsênio e hidrocarbonetos em sedimentos marinhos no estuário de Caravelas (Sul da Bahia) (2013-2015) Open or Close

     

    Descrição: Nos últimos anos, a poluição de ambientes costeiros tem aumentado rapidamente e se tornou uma grave ameaça não somente para a população, mas também para toda biodiversidade local. Tal fato é consequência de um desenvolvimento econômico e industrial não sustentável. A região sul da Bahia abriga dois grandes biomas ricos em biodiversidade e endemismo (a Mata Atlântica e o complexo recifal Abrolhos). Valores anômalos nos teores de As foram observados em sedimentos da plataforma do complexo de Abrolhos e no estuário de Caravelas; tal fato pode estar associado a um enriquecimento antrópico nessas áreas, que têm sido grandemente afetadas pelo desmatamento e pela instalação de empresas de celulose. Nesse sentido, no Laboratório de Química Inorgânica Marinha (LaQIMar) do IO/USP vêm desenvolvendo projetos ambientais que buscam quantificar os níveis de elementos-traço com potencial tóxico em amostras de sedimentos marinhos. Assim, a presente proposta tem como objetivo principal avaliar a evolução temporal das concentrações dos elementos arsênio (As), cádmio (Cd), cobre (Cu), cromo (Cr), níquel (Ni), chumbo (Pb) e zinco (Zn) em perfis de sedimentos e amostras superficiais coletados no Estuário de Caravelas, no Sul da Bahia. Será dada ênfase não apenas à utilização dos métodos de digestão parcial e total, mas também aos métodos de fracionamento químico, contribuindo para o levantamento dos níveis de base dos elementos estudados e para o entendimento da mobilidade dos elementos de interesse. Essa mobilidade será também avaliada do ponto de vista da evolução morfológica da região e da modelagem numérica estuarina a fim de compreender a distribuição sedimentar e possibilitar a caracterização ambiental dessa importante região do litoral brasileiro. Também serão avaliados hidrocarbonetos alifáticos e aromáticos como indicadores de processos antrópicos como as queimadas ou o uso de combustíveis fósseis na região. Processo FAPESP 2013/00102-8.

    Integrantes: Rubens Cesar Lopes Figueira - Coordenador / Andreza Portella Ribeiro - Integrante / Juliê R Sartoretto - Integrante / Paulo A L Ferreira - Integrante / Silvia Helena de Mello Sousa - Integrante / Eduardo Siegle - Integrante / Michel Michaelovitch de Mahiques - Integrante / Angelli, José Lourenço F. - Integrante / Márcia Caruso Bícego - Integrante / SALAROLI, A. - Integrante.

     

    Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Auxílio financeiro.

     

    fapesp logo

  • Geocronologia - Evolução Geocronologica das Atividades Humanas Baseadas em Indicadores de Queima (2005-2008)   Open or Close

    Descrição: A Antártica tem sido considerada até os dias atuais como uma das áreas mais intactas do mundo, onde a influência humana é restrita às atividades científicas em torno das estações de pesquisa e ao crescente fluxo turístico em torno desta região. No passado, a ocupação humana esteve associada à exploração de recursos vivos como o caça de baleias e outros mamíferos. As principais fontes de poluição nesta região são a introdução de esgotos, efluentes domésticos, derivados de petróleo e a queima de combustíveis fósseis. A utilização de combustíveis fósseis na geração de energia para as atividades humanas desenvolvidas na Antártica tem contribuído ao longo dos anos para a introdução de uma complexa mistura de gases e de material particulado contendo hidrocarbonetos policíclicos aromáticos, metais pesados entre outros poluentes. Assim, este projeto pretende estudar o histórico das atividades humanas na região da Baía do Almirantado através de indicadores da queima de combustíveis fosséis em testemunhos de sedimentos, datados a partir de técnicas radiométricas como a determinação dos radionuclídeos 137Cs e 210Pb. Os indicadores de atividades humanas que serão estudados são as partículas "fly-ash", presentes no material particulado gerado a partir da queima de combustíveis fósseis. Estas partículas apresentam dois tipos principais: partículas esferoidais carbonosas (SCPs) e o particulado inorgânico (IASs) e têm sido muito estudadas no Hemisfério Norte, através da distribuição temporal da concentração destas partículas em colunas sedimentares ou ainda, a distribuição espacial em sedimentos superficiais, refletindo o histórico do desenvolvimento industrial e utilização de carvão e óleos combustíveis. A metodologia no processamento das amostras envolverá o tratamento alcalino/ácido e microscopia para determinação de partículas "fly-ash", as técnicas cromatográficas (adsorção em coluna e GC-MS) para os marcadores orgânicos e as técnicas radiométricas (emissão raios gama).

     

    Integrantes: Rubens Cesar Lopes Figueira - Integrante / Rosalinda C Montone - Integrante / Neil L Rose - Integrante / César de Castro Martins - Coordenador / Michel Michaloevich de Mahiques - Integrante.

     

    Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.

  • Geoquímica de Esteróis - Geoquímica de Esteróis em Sedimentos Recentes das Ilhas Shetlands do Sul, Península Antártica: origens, degradação e respostas a alterações ambientais locais (2007-2009) Open or Close

     

    Descrição: O interesse científico no estudo dos ciclos geoquímicos da matéria orgânica tem aumentado significativamente nos últimos anos, em especial no que diz respeito a áreas não poluídas, como a Antártica, onde a ciclagem tem relação direta com os processos de origem biogênica, não havendo interferência significativa dos aportes de origem antrópica. Uma das maneiras de estudar a ciclagem da matéria orgânica nos oceanos envolve a determinação de marcadores orgânicos como os esteróis, devido à especificidade com a origem e a resistência à degradação anaeróbica, o que possibilita o acúmulo e preservação destes compostos nos sedimentos. O objetivo geral deste projeto é estudar a distribuição temporal de esteróis marcadores geoquímicos como indicadores de origem, variações no aporte, preservação e degradação da matéria orgânica em testemunhos de sedimento de regiões antárticas sujeitas a alterações ambientais pontuais e temporais causadas por atividade vulcânica, introdução de material ornitogênico e eutrofização pela descarga de esgoto. Parâmetros como susceptibilidade magnética, elementos constituintes da matéria orgânica (C, N, S e P), partículas fly ash e granulometria serão estudados a fim de identificar o aporte de material continental, vulcânico e ornitogênico em seções das colunas sedimentares. Análises radiométricas envolvendo os radionuclídeos Cs-137 e Pb-210 permitirão estimar a taxa de sedimentação nas regiões estudadas e assim fornecer um modelo de idade que permita datar as colunas sedimentares. Os esteróis serão analisados por extração em soxhlet, purificação em coluna de adsorção e injeção de extratos em cromatográfo a gás com detector de ionização de chama (GC-FID). A possibilidade de observar a variabilidade do aporte de matéria orgânica em pontos sujeitos a fatores locais como eutrofização, vulcanismo e contribuição ornitogênica, através da avaliação de multi-parâmetros geoquímicos e a contribuição com informações inexistentes até o momento para a região. 

    Integrantes: Rubens Cesar Lopes Figueira - Integrante / Márcia C Bicego - Integrante / Rosalinda C Montone - Integrante / Neil L Rose - Integrante / César de Castro Martins - Coordenador / Michel Michaloevich de Mahiques - Integrante / E C Machado - Integrante / John Volkman - Integrante / Roberta Guerra - Integrante / Serena Righi - Integrante.

     

    Financiador(es): Commonwealth Scientific and Industrial Research Organization - Cooperação / Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro / Università di Bologna - Cooperação / University College of London - Cooperação

  • INCT APA - Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia Antártico de Pesquisas Ambientais INCT-APA (2009-2012) Open or Close

    Descrição: Suporte financeiro do CNPq (Processo no 574018/2009-5). 

    Integrantes: Rubens Cesar Lopes Figueira - Integrante / Rosalinda Carmone Montone - Integrante / Yocie Yoneshigue-Valentin - Coordenador.

    Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.

  • Mudanças Globais - Susceptibilidade e resiliência dos sistemas estuarinos urbanos a mudanças globais: balanço hidro-sedimentar; elevação do nível do mar; resposta a eventos extremos (2011-2013) Open or Close

     

    Integrantes: Rubens Cesar Lopes Figueira - Coordenador / Moyses G Tesser - Integrante / Elvis J. França - Integrante / Silvia Helena de Mello Sousa - Integrante / Carlos Augusto França Schettini - Integrante / Eduardo Siegle - Integrante / Luiz Bruner de Miranda - Integrante / Pedro Pereira - Integrante / Roberto Barcellos - Integrante / Michel Michaelovitch de Mahiques - Integrante.

     

    fapesp logo

  • Poluentes - Resíduos sólidos e bioacumulação de poluentes orgânicos e inorgânicos no ecossistema marinho da Ilha de Trindade (2010-2012) Open or Close

     

    Descrição: Suporte financeiro do CNPq (Processo no 557158/2009-5).

    Integrantes: Rubens Cesar Lopes Figueira - Integrante / Márcia C Bicego - Integrante / Rosalinda C Montone - Coordenador / Satie Taniguchi - Integrante.

  • Produtividade Marinha - Variações holocênicas na paleoprodutividade da plataforma continental sudeste do Brasil (2004-2007) Open or Close

     

    Descrição: O objetivo deste é compreender a variabilidade da produtividade marinha, na plataforma continental sudeste do Brasil, ao longo do Holoceno. Neste sentido, este projeto deverá obter um registro sedimentar de alta resolução em uma área da plataforma continental que apresenta altos índices de produção primária atual (zona de ressurgência), e analisar, sob um enfoque de indicadores múltiplos (multi-proxies) a variabilidade decadal e/ou secular, da produtividade biológica.

     

    Integrantes: Rubens Cesar Lopes Figueira - Integrante / Moysés G. Tessler - Integrante / Marina Midori Fukumoto - Integrante / Márcia C Bicego - Integrante / Michel Michaloevich de Mahiques - Coordenador / Silvia Helena de Melo e Sousa - Integrante.

     

    Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Auxílio financeiro

  • Qualidade Ambiental - Avaliação da qualidade ambiental no estuário do rio Caravelas, BA, nos últimos 150 anos, segundo uma visão de multindicadores (2009-2011) Open or Close

    Descrição: Suporte financeiro do CNPq (Processo no 477235/2009-3).

    Integrantes: Rubens Cesar Lopes Figueira - Integrante / Silvia Helena de Melo e Sousa - Coordenador.

  • Taxa de Sedimentação - Taxa de sedimentação atual no estuário santista por espectrometria gama (2001-2004) Open or Close

    Descrição: O principal objetivo deste projeto de pesquisa está centrado na obtenção da taxa de sedimentação atual (~ 100 anos) no Estuário Santista e da ordem de grandeza do aporte atual de sedimentos continentais para a região do estuário, bem como o papel da contribuição antrópica na sequência sedimentar analisada, visando aprimorar o conhecimento sobre a dinâmica dos processos de aporte sedimentar, a partir de fontes continentais atuais e fundos marinhos próximos. A partir disso, tem-se os seguintes específicos para o projeto: - Determinar a taxa de sedimentação atual para a região a partir dos radionuclídeos Pb-210 e Cs-137. - Desenvolver novas metodologias de análise de Be-7, Th-234 e Am-241 possibilitando a utilização destes radionuclídeos na determinação de taxas de sedimentação. - Determinar os metais Pb, Cu, Zn, Cd, Cr, Hg, Sc e Al, ao longo da coluna sedimentar. Processo FAPESP no 2001/14453-0. Pesquisador Associado.

     

    Integrantes: Rubens Cesar Lopes Figueira - Integrante / Moyses G Tessler - Coordenador / Samara V C Goya - Integrante / Ieda Irma Lamas Cunha - Integrante.

     

    Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Auxílio financeiro.